Mas, primeiro vamos esclarecer uma coisa:
Para ter como patentear um produto, ele tem que ser uma inovação, se não, você estará patenteando a marca de um produto (junto com o logo e o nome).
Por exemplo: sua empresa produz chocolate em pó instantâneo, para misturar com o leite, os chamados achocolatados.
Você não está criando nada novo, é algo que já existe, mas você quer proteger o nome e o logotipo que criou, então, faz o registro de sua marca no INPI.
Agora, você criou uma novidade: um achocolatado em pó, que devido a sua fórmula diferente de tudo que já existe, pode ser misturado com leite gelado e mesmo assim dissolve super bem, além de criar automaticamente uma espuma, como se tivesse sido batido no liquidificador.
Legal! Agora sim você pode patentear uma ideia, na verdade, o nome correto para isso seria, conforme a classificação do INPI, um dos dois abaixo:
- Patente de Invenção (PI)
- Modelo de Utilidade (UM)
Eles analisam caso a caso para definir o mais adequado para sua ideia.
Vemos ver a seguir um passo a passo de como patentear uma invenção ou modelo de utilidade.
De qualquer forma, o ideal é sempre consultar um advogado, em uma hora dessas.
Ter uma boa ideia não é nada fácil. Por isso, conte com ajuda especializada na hora de proteger a sua!
Como patentear uma invenção
Passo 1 – Dando entrada
Quem desenvolveu uma nova tecnologia, pode ser um processo novo ou um produto, tem direito a solicitar a patente.
Ao dar entrada ele vai preencher uma série de formulários que você pode ver aqui: Formulários INPI.
Como dissemos, tanto pode ser uma PI – Patente de Invenção – , quanto uma MU – Modelo de Utilidade.
Passo 2 – Pesquise se já existe
Antes de pagar um monte de taxas e preencher um bocado de formulários, que tal verificar se seu invento já não existe? Pode acontecer, sabe como é…
Para isso, faça a busca nas ferramentas online indicadas pelo INPI, que você encontra especificadas nesta página: Busca de Patentes.
Passo 3 – Cadastre-se no INPI
Nesse link: Termo – você aceitará as condições impostas pelo INPI (clicando em Aceito) e, em seguida, se cadastrará preenchendo um formulário online.
Passo 4 – Emita a guia e pague a taxa
Não, não é grátis não! Não tem como patentear sua invenção sem desembolsar algum valor. Mas, verdade seja dita, pessoas físicas e microempresas têm desconto!
Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), clique neste link: GUIA – use seu login e senha do cadastro e não se esqueça de assinalar o código 200.
Ah, pague a guia também!
Passo 5 – Fazendo o Pedido
É preciso reunir os seguintes documentos:
- Conteúdo técnico
- Relatório descritivo
- Quadro reivindicatório
- Listagem de sequência (área de biotecnologia)
- Desenhos (se for o caso)
- Resumo
Depois disso você deverá acessar 3 links importantes:
- Baixe o Manual do Sistema Online para saber os detalhes desta fase
- Acesse o e-Patentes
- Acesse o e-Depósito
Passo 6 – Acompanhe o processo
O processo passa por diferentes estágios e novos documentos e taxas podem ser exigidos, assim como você tem direito de defesa e recursos.
Para acompanhar atentamente o processo, acesse regularmente este link: Sistema de Busca de Patente. É possível até cadastrar um e-mail para receber avisos.
Acesse este link e confira um fluxograma de todo processo.
Entendeu como patentear sua ideia?
Como patentear nomes, marcas e logos
Se você solicitou a criação de um logo, o ideal é logo registrá-lo, juntamente com o nome da empresa ou produto e a marca.
O processo é semelhante ao anterior, mas tem menos fases e menos documentos para serem enviados.
Veja só: faça a busca no Sistema de Busca de Marca e verifique se o nome já existe, depois pague a taxa e inicie o pedido por meio do aplicativo e-Marcas.
Na sequência, acompanhe o processo de registro de marca sempre que possível no Sistema de Busca de Marca.
Prontinho, viu como registrar sua marca ou patente nem é tão complicado assim?
Não deixe de fazer isso! Já pensou criar uma marca, logo, nome ou até mesmo um produto e vê-lo sendo plagiado por um imitador? Não corra esse risco!
Este post foi escrito por Pedro Renan, CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.
Fonte: saiadolugar.com.br