BLOG

A contabilidade no Tatuapé e o seu perfil de liderança: PARTE 3

No último texto da série, confira os últimos perfis de liderança traçados pela contabilidade no Tatuapé para agregar à sua empresa

E depois de descrevermos alguns perfis de liderança espalhados entre as empresas a fora, chegamos ao terceiro e ultimo texto da série onde destacamos a importância da contabilidade no Tatuapé nessa ação que parece fugir do setor técnico e caminhar para o pessoal, mas que, na verdade, não deixa de ser técnica, o levantamento do perfil de liderança, que é fundamental no traçado da forma de atuação da empresa e nos seus resultados.

A intenção do texto é gerar uma reflexão por parte dos líderes, para que de forma isenta, eles venham a se auto-avaliar e avaliar também todo o mercado, funcionários e a empresa que ele tem sob o comando.

Para quem acha que a importância da contabilidade está apenas nas perspectivas estratégicas e nos levantamentos financeiros, está enganado. A contabilidade têm várias funções que vão ao encontro da gestão de pessoas e no que essa gestão vai interferir no resultado final, os rendimentos da empresa.

Então, ao ler o texto, o líder terá duas opções: refutar as perspectivas, mesmo sabendo que contra fatos não há argumentos, ou tomar posturas diferentes para agregar a sua empresa.

Individualista

O líder individualista é aquele que tem o mundo em suas mãos. Geralmente é alguém inexperiente no cargo de direção e por isso mesmo coloca os pés pelas mãos, já que chegou ao cargo por méritos profissionais, mas esquece que para exercer o cargo de liderança não basta ser um bom profissional, mas é extremamente importante saber gerir pessoas. E no compasso em que o líder é centralizador, os seus liderados tendem a se sentir desmotivados, enquanto com o tempo o seu corpo e a sua mente sobrecarregarão.

Diferentemente do que muitas empresas acham, o líder centralizador, por assumir a bronca, não é tão bom assim. No frigir dos ovos, os resultados produzidos por uma pessoa tendem a ser menores do que os de uma equipe. Sendo assim, cabe a contabilidade no Tatuapé justamente fazer essa medida e trazer a tona dados e levantamentos que levem o líder a ser mais aberto nas suas posturas.

Livre

A grande qualidade do líder livre, está no fato dele ser livre. Por outro lado, o maior defeito do líder livre está propriamente no fato dele ser livre.

Para que você venha entender, até mesmo ver o quanto a contabilidade no Tatuapé é tão importante nesse processo, cabe ao líder livre, por ser liberal, ter a sua equipe nas mãos, com metas bem definidas e com os prazos bem estabelecidos, estimulado o melhor e mais criativo trabalho dos seus liderados. É exatamente por isso que as maiores qualidades e defeitos do líder livre, está propriamente no fato dele ser livre, pois a tendência é ou dar muito certo ou muito errado. É aí que entra a contabilidade no Tatuapé, que ao entrar no jogo com a sua perspectiva técnica, direcionará até quando essa liberdade gera resultados positivos para a empresa e deve ser mantida na gestão.

Inspirador

É o líder ideal, pois tem estofo o suficiente para inspirar os seus liderados, seja por sua experiência, carisma ou pela forma que ele trabalha. O líder inspirador é o cara que traz a sua equipe para si e sabe trabalhar com cada peça no tabuleiro. Ele está sempre de olho no futuro, sendo um visionário nato. Sabe lapidar talentos e descobri-los dentro do processo gradativo.

Pelo fato de ser o líder inspirador, a sua forma de trabalho é a referência para todas as lideranças.

Bem, com a principal referência de liderança, encerramos a série de artigos que norteia os gestores de empresa a se auto-avaliarem e observarem o seu meio de trabalho através de comandos de parceria com a contabilidade no Tatuapé.

Compartilhe: