Muitos empreendedores tem uma porção de dúvidas na hora de iniciar o seu próprio negócio. É um misto de ansiedade com medo de errar.
Existem alguns passos que ao segui-los você diminuirá consideravelmente as chances de fracassar em sua empreitada.
Se você já tem um plano de negócios e já sabe qual atividade vai exercer, acompanhe abaixo quais os seus próximos passos.
Após escolher seu ramo de atividade você precisará efetuar a inscrição com todas as informações necessárias para obter o seu CNPJ. Esse tópico é importante, pois de acordo com a área de trabalho escolhida, existem legislações e autorizações diferentes que você precisará providenciar.
A legislação do município onde irá atuar também pode exigir inscrições e alvarás específicos que devem ser entregues para não ocorrer atrasos na abertura da empresa.
O Contrato Social é onde será definida a participação de capital de cada sócio, além de ser definido modelo tributário, participação de sócios, etc. Este contrato deverá ser reconhecido em cartório e conter a assinatura de um advogado. Após a confecção do mesmo, será necessário obter um registro na Junta Comercial e o Alvará de Funcionamento.
A grande maioria dos estados brasileiros possui um convênio com a Receita Federal e disponibiliza pela internet a obtenção da Inscrição Estadual juntamente com o CNPJ em um único cadastro. Este item é obrigatório para algumas empresas em determinadas áreas.
O último passo é a verificação de quais licenças serão necessárias para o funcionamento do seu empreendimento. É um item variável, pois vai depender do local de instalação de sua empresa e do ramo de atividade escolhido.
Pode parecer um pouco complicado, porém com a ajuda de um escritório de contabilidade, esses passos ficarão muito mais simples e menos burocráticos.