Confira os conselhos que temos que te dar para que você construa uma história de sucesso como empreendedor ao abrir uma empresa
A democratização do empreendedorismo em tempos de crise financeira, têm seus bônus e ônus. O bônus é a própria democratização, dando acesso a muitas pessoas colocarem em prática ideias outrora esquecidas na caixinha. Por outro lado, a democratização fez com que houvesse a banalização do empreendedorismo, com muitas pessoas tomando a atitude de abrir uma empresa, mas desistindo no meio do caminho ou não tendo sucesso, por falta de planejamento ou por estar em busca de uma fórmula mágica para empreender.
Por isso, não desejamos vender esse artigo como uma receita de bolo, mas, sim, dentro da nossa experiência de mercado, ao trabalhar lado a lado do setor estratégico de diversas empresas, fornecer dicas práticas, simples, mas que fazem toda a diferença na hora de alinhar administrativamente o seu negócio ou até mesmo abrir a sua empresa.
Só para se ter uma ideia, muitas pessoas têm o desejo de empreender, mas se esquece do ponto básico e principal do empreendedorismo, que é abrir uma empresa. Então, para que você abra uma empresa e, aí sim, venha ter sucesso como empreendedor, o convidamos a acompanhar esse artigo do início ao fim.
1. Policie os seus hábitos
Ao abrir uma empresa, você precisará ser uma pessoa que tenha bons hábitos, o que pode ser relativo dentro de alguns pontos de vista. Entretanto, alguns hábitos são universais para se policiar. Atitudes como pontualidade constante, organização nas atividades, foco, disciplina no ato de trabalho e cumprimento de prazos, não procrastinando durante a esfera geral de tempo, são fundamentais para que você se dê a qualificação e o exemplo necessários para um empreendedor, além de gerar empatia e respeito profissional junto aos seus liderados.
Claro que esses hábitos acima citados são apenas alguns dentre muitos bons hábitos que você pode ter ao abrir uma empresa. O ideal é que você os cumpra rigorosamente, mas que eles façam parte do seu dia a dia de forma natural, e não algo engessado. No livro “O Poder do Hábito”, o repórter investigativo do mais importante jornal do Planeta, o “The New York Times”, Charles Duhhig, através de estudos neurocientíficos, trás a “Teoria dos 21 dias”, que afirma que um hábito se torna um hábito se repetido ininterruptamente por 21 dias consecutivos.
2. Se distraia
Para que você venha ter sucesso como empreendedor ao abrir uma empresa, precisa necessariamente ter um tempo para espairecer. A responsabilidade embutida na frente de um projeto é muito intensa, e não ter um hobbie que te faça relaxar pode o fazer entrar em colapso.
Hábitos como praticar um esportes, fazer maratonas de filmes e séries, sair com os amigos, fazer uma viagem em família etc, faz com que você possa se esvaziar da vida cotidiana estressante de um empreendedor, sabendo separar as suas atitudes de acordo com o que faz no momento, focando no seu trabalho quando precisa trabalhar, pois estará com a mente fresca e descansada em seus momentos fora do escritório.
Quem inclui o profissional no pessoal, tem uma maior tendência em perder o controle emocional, pois estará incluindo o trabalho em seu cotidiano e misturando as coisas. Poupe a sua energia e foque somente em recarregá-la quando precisar.
3. Conheça o mercado
Ao abrir uma empresa, é fundamental que você não conheça apenas sobre ela, já que muitas outras coisas envolvendo o mercado estão por trás. Por isso, você precisa conhecer o mercado com a palma da sua mão, e para isso pode contar com o auxílio direto e fundamental do serviço de contabilidade, que por meio de levantamentos e dados estratégicos, vai trazer a você as informações sobre o mercado mais relevantes para a sua empresa.
Fique atento as tendências, a sua concorrência, a mentalidade do seu público, para que você tenha sempre o controle da situação empresarial do seu negócio.
4. Tenha conselheiros
Muitas pessoas podem te ajudar a abrir uma empresa, mas apenas pessoas que já possuem conhecimento de causa poderão lhe ajudar a manter a empresa sempre no topo. Busque ter mentores, passar por constantes avaliações em coachs e um grupo empresarial que sempre lhe traga inspirações como empreendedores, fazendo com que haja um crescimento em mão dupla através das trocas de experiências.
5. Cuide da sua saúde
A tendência é que ao abrir uma empresa, você fique mais estressado que o normal. O que é natural, pois já diria Tio Ben Parker: “Grandes problemas geram grandes responsabilidades”. Esteja sempre de bem consigo, para isso, não se deixe levar por hábitos pouco saudáveis, como as comidas rápidas que a sua vida corrida irá te oferecer. Além disso, preocupe-se com a sua saúde mental e quebre o preconceito sobre o tratamento psicológico, que não é, como muitos pensam e bradam erroneamente por aí, coisa de louco, mas que faz parte do estudo da psiquê humana.
6. Abra os ouvidos
Saber ouvir, independentemente de quem falar, é um demonstração de humildade. Porém, sempre coloque um filtro, separando os feedbacks pessoais dos que vão agregar de forma técnica a sua empresa.