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5 caminhos para expandir sua empresa no Tatuapé e lucrar mais

Especialistas listam o que o empresário deve avaliar antes de investir tempo e capital para abrir novas unidades ou franquias

Você acha que sua empresa está pronta para crescer? Muitos empreendedores sentem que há uma necessidade de escalar sua ideia e aumentar o volume de vendas. Para Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae-SP, o pequeno empresário precisa saber que determinados investimentos só terão retorno a longo prazo. “Por isso, é preciso pensar bem antes de contratar novos funcionários ou se dividir em uma nova filial”, afirma.
Paulo Emílio, professor de gestão da Fundação Dom Cabral e gerente-coordenador da Rede Paex, afirma que donos de pequenas empresas devem se perguntar se ainda é possível vender mais para os mesmos clientes antes de abrir uma nova unidade ou expandir por meio de franquias, por exemplo. “É possível vender mais para os mesmos clientes, para novos clientes e aproveitar a estrutura da marca para vender para outros segmentos”, explica.
Vinicius Licks, coordenador da graduação em Engenharia Mecatrônica do Insper, conta que quando o empreendedor resolve aumentar o volume de vendas fazendo promoções e dando muito desconto, ele não percebe que sua margem de lucro diminui. “Nem sempre isso é um bom negócio, porque ele trabalha com margens pequenas, mas fica com a sensação de que vendeu mais”, diz.
Veja algumas maneiras de expandir o seu negócio e o que você deve considerar antes de tomar essa decisão:

1. Abrir outras unidades

Quando o negócio está crescendo bem e há oportunidades para levar a marca para outros pontos de venda, é inevitável que o empreendedor passe a considerar investir em novas lojas. “Abrir uma nova unidade significa mais investimento, uma equipe nova, e demanda muito tempo”, afirma Licks.
Para Alencar, ao abrir uma nova filial o empresário precisa encarar como se fosse um novo negócio. “É preciso fazer um plano de negócios e colocar no papel essa ideia”, ensina.

2. Expandir por meio do franchising

Para crescer por meio de franquias, o negócio precisa ter processos bem alinhados e uma marca conhecida no mercado. “O empresário terá que abrir mão da empresa e ajudar no gerenciamento de outras. A empresa tem que ser perfeita, pois os franqueados vão colocar dinheiro na marca”, afirma Alencar.
O que você pode oferecer para tornar a vida do franqueado mais fácil? A sua empresa já tem processos na área de distribuição? Você tem capacidade para abrir lojas em escala? Essas são algumas perguntas que o empreendedor deve fazer antes de entrar no sistema. “Não basta oferecer uma marca, você também tem que ter segurança jurídica. E ter certeza de que vai entregar o que você prometeu para o franqueado”, explica Emilio.

3. Aumentar o mix de produto ou serviço

Diversificar e ampliar os produtos da sua empresa são algumas maneiras de vender mais e consequentemente crescer. Nesse caso, Alencar afirma que o primeiro passo é fazer uma pesquisa dentro do negócio e verificar o que pode ser oferecido aos clientes e que tem a ver com a sua marca.
“Olhe para os seus dados e descubra que tipo de mix de produtos que os clientes compram”, diz Licks. Você pode descobrir algo que complemente uma venda e aumentar o ticket médio. Entretanto, Emilio afirma que é preciso se atentar para que exista uma lógica com os produtos já oferecidos.

4. Diversificar os canais de venda

Sua marca já está presente na internet? É possível atender aos consumidores de outras maneiras e assim aumentar o volume de vendas? Dependendo do tipo de negócio, é possível buscar soluções como recorrer a distribuidores e treinar representantes comerciais da sua marca para atuar em outras cidades.
Nesses casos, o empresário precisa colocar tudo no papel antes de tomar a decisão. Licks ressalta que, muitas vezes, será preciso investir muito tempo e capital para que os canais deem o resultado esperado.

5. Comprar uma empresa concorrente

A fusão ou aquisição de um negócio concorrente pode ser uma opção para expandir a empresa. Emilio afirma que deve ser levada em consideração a sinergia existente entre os negócios. Diminuir os custos fixos, alcançar escala e aumentar a cartela de clientes devem ser os principais objetivos do empresário.

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