Começar a empreender através da abertura de um negócio é algo que envolve algumas etapas iniciais. Dentre essas etapas, uma das mais importantes e também considerada decisiva é escolher um bom nome de empresa.
É um momento crucial, pois uma boa escolha do nome do negócio pode representar o começo do fortalecimento da sua marca em busca do sucesso.
Por outro lado, uma má escolha pode fazer com que a empresa siga pelo caminho contrário, dificultando seu progresso.
Além disso, levando em consideração que no Brasil, o número de empresas existentes já passou da casa dos milhões já faz um bom tempo, bons empreendedores se questionam: “Como escolher um bom nome para a empresa e que a diferencie de todas as outras?”
Já deu para sentir que escolher o nome da empresa não é uma tarefa simples. Há vários questionamentos comuns entre vários empreendedores que estão nessa etapa do negócio e também várias escolhas que devem ser feitas por eles.
Por esse motivo, iremos fornecer informações de como conduzir esse processo de maneira segura e promissora. Confira!
O que é naming?
Vamos começar apresentando um conceito que pode dar suporte nessa etapa: o naming.Resumidamente, naming é o processo de criação do nome de uma empresa, serviço ou produto.
O processo de naming envolve desde o estudo, a pesquisa, até o planejamento do nome, sempre buscando fazer com que chegue o mais perto possível do posicionamento desejado pela empresa.
Um nome bem planejado é capaz de conquistar clientes de forma rápida e consistente, além de fortalecer a marca de uma maneira mais natural, por isso que utilizar a técnica do naming é importante.
A importância de planejar a escolha do nome
De que adianta a empresa oferecer um produto ou serviço de qualidade se o seu nome não facilita o encontro de futuros clientes aos seus serviços? Ou então, ele não ajuda no entendimento do ela faz?
Pensando de forma mais completa, para qualquer negócio, um bom nome é capaz de transmitir sua visão, seu objetivo e a sua ideia de forma que fique clara para o consumidor o porquê da existência daquela empresa.
Por esse motivo, dar toda uma atenção especial para a criação do nome pode fazer a diferença para a empresa, pois o seu processo de planejamento pode aumentar as possibilidades de sucesso, resultando no nome ideal para o negócio.
Esse planejamento pode envolver desde estudos que envolvam a escrita e pronúncia do nome, até a análise da concorrência e opiniões de futuros compradores.
Lembrando que o principal objetivo desse planejamento, é encontrar o melhor posicionamento possível para o nome da empresa levando todos os aspectos que influenciam essa decisão em consideração.
Como escolher o nome de maneira correta
Agora que você já sabe que dar atenção para essa etapa é importante, chegou a hora de ajudarmos a colocar a mão na massa.
Mas antes de você, pensar em como fazer isso, para facilitar todo esse processo vamos esclarecer possíveis utilidades que um nome pode ter para uma empresa:
- Mostrar que ela tem um diferencial em relação aos concorrentes;
- Identificar qual é o produto ou serviço que está sendo vendido;
- Chamar a atenção dos consumidores e criar uma identificação com eles;
- Fortalecer a marca do negócio;
- Ajudar na própria divulgação do produto que está sendo vendido;
- Vender cada vez mais;
- Expandir possibilidades de parcerias com bons canais de vendas.
Visto que já tem uma ideia do que o nome pode representar para o seu negócio, vamos fornecer algumas dicas para ajudar a amadurecer essa ideia.
Tenha seu objetivo bem claro
O real motivo para que as pessoas criem uma empresa é resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.
Ou seja, o objetivo nada mais é do que entregar valor solucionando uma dessas questões, e para estar à frente dos concorrentes no seu mercado, é preciso que esse valor seja um diferencial.
Então, isso pode ser uma das coisas que serão refletidos no nome da empresa, mas também em toda a sua identidade visual e na mensagem que quer transmitir ao mundo.
Não se esqueça também, que o nome deverá representar algo adequado ao que se pretende vender, para lhe ajudar nesse processo.
De preferência para nomes curtos e fáceis
Uma das estratégias para que o nome da empresa seja fácil de ser memorizado e também falado, é elaborar um nome curto.
A verdade é que nomes curtos são mais fáceis de entrarem na cabeça do consumidor, visto que ele não precisará fazer muito esforço para lembrá-lo.
Porém não adianta nada se mesmo sendo curto, o nome é considerado difícil de pronunciar. Então fique atento a esse detalhe também.
Se diferencie e pense no futuro
Assim como foi citado no início do post, o Brasil já chegou na casa dos milhões de empresas já faz um tempo, então para que você possa se destacar em relação a todas elas e, principalmente, das que são suas concorrentes, tente encontrar no nome algo que o torne diferente das demais.
Essa diferenciação pode ocorrer de diversas maneiras, seja ressaltando algo que seja uma característica do seu público ou segmento, ou então fortalecer a linha de produtos que você vai disponibilizar, ou até mesmo apresentando a inovação por trás do negócio.
Não se esqueça também de pensar no futuro, caso haja uma possibilidade de expansão para fora do Brasil, o nome se adequaria a isso?
Peça a opinião de seus futuros clientes
Sempre quando se fala em validação de ideias de negócios, principalmente em estágios iniciais em que há apenas um protótipo do produto que está sendo testado, recomenda procurar o público-alvo e pedir sua opinião.
Com o nome deve ser feito da mesma maneira. Então, procure quem consumiria seu produto e peçafeedbacks sobre possíveis nomes que os agradaria e qual deles faria com que a associação da proposta de valor com a empresa seria mais fácil e evidente.
Verifique se o nome está disponível
Após definir o nome, faça a verificação mais importante de todas: consulte se o nome está liberado para registro.
No Brasil, recomenda-se procurar o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) que é o órgão oficial que controla o registro de marcas e patentes.
Além disso, é possível consultar nosso Guia de como patentear uma marca
Não se esqueça também da internet! Não há dúvidas de que estar presente na web é importante, então verifique se o nome para o site da empresa está disponível para você adquiri-lo o quanto antes.
Você pode realizar essa consulta através do site do registro.br.
Criando o nome da empresa
Tendo em vista que agora você já tem informações suficientes para criar o nome da sua empresa, vamos lhe ajudar com um passo a passo simples desse processo.
Basta levar em consideração essas informações nas 3 etapas que iremos apresentar abaixo:
1 – Pesquisa e coleta de informações
Nessa etapa você deverá listar tudo que pode afetar o sucesso da empresa, desde o seu público-alvo, seus diferenciais, seus objetivos, mercado que vai atuar, produtos e serviços que vai vender.
Essa primeira etapa vai ajudá-lo com as primeiras ideias de nomes para o negócio.
2 – Faça um brainstorming
Com os insumos da etapa anterior em mãos, peça ajuda para a sua equipe e faça um brainstormingde ideias para levantar possíveis nomes. Lembre-se que a ideia do brainstorming é reunir a maior quantidade de nomes.
Lembre-se também que nessa fase não deve haver julgamentos em relação às ideias que irão surgir. E por fim, tente entender como possíveis ideias se encaixam entre si para chegar no nome final da empresa que será escolhido.
3 – Faça um checklist final
Após definir o nome, faça um checklist final para conferir se atendem às dicas que fornecemos no tópico: “Como escolher o nome de maneira correta”.
Tendo todos os requisitos cumpridos, basta colocar a empresa no ar e correr para o sucesso!
Fonte: saiadolugar.com.br